7 Super Dicas de Marketing para explorar e vender mais no Dia dos Pais

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Se eu te perguntar pra que servem as datas comemorativas, há grandes chances de você me responder:

Datas comemorativas servem para vender mais, certo?

Errado!

Vender é bom, vender é ótimo… Maaaas….

Não é só isso!

A maioria das confeiteiras (e outros comerciantes também) focam somente nas vendas e esquecem que podem bolar estratégias incríveis para conquistar a pessoa que compra de você e incentivar que ele volte nas próximas datas.

Nessas datas os compradores estão em um estado emocional ativo, então quando escolhem os presentes estão muito mais propensos a se identificar com algo que desperte emoções duradouras neles.

E você, como boa empreendedora dos doces, pode aproveitar esse momento para:

  • Conhecer melhor seus clientes
  • Usar estratégias de fidelização
  • Melhorar seu posicionamento na mente dos consumidores
  • Criar vínculos emocionais entre o cliente e a marca

Mas claro, pra isso ser possível, você tem que criar estratégias de marketing específicas para cada data.

Confira agora algumas dicas pra te ajudar a não só aumentar suas vendas, mas também aproveitar para fidelizar seu cliente para ele voltar em outras datas!

Aproveite para se inspirar e colocar essas ideias para funcionar para você!

1. Mostre histórias de pais (ou familiares) que compraram de você

Essa é uma dica de ação de fidelização para tocar no coração dos seus clientes, fazendo uma homenagem a quem eles mais amam.

Se você tem clientes que compraram de você no Dia dos Pais do ano passado, peça para alguns deles para compartilharem com você como foi a reação dos pais deles ao receber o presente da sua marca.

Dica: Caso não esteja conseguindo depoimentos, vale oferecer um brinde na próxima compra de Dia dos Pais pra quem compartilhar a história contigo.

Divulgar essas histórias para atrair a atenção do seu público é uma ótima ideia, porque mostra o lado humano da sua marca e atua diretamente no emocional, fazendo a pessoa que ver querer que seu pai sinta isso também.

Exemplo:

  • Fotos do Dia dos Pais passado: Geralmente as pessoas tiram fotos de momentos especiais onde todos saem alegres e com uma energia boa no ar. Você pode postar as fotos dos seus clientes (no Stories, por exemplo) para mostrar a emoção que os pais deles sentiram quando receberam um presente feito por você. Aposte em frases que gerem emoção, como “Seu pai sorrindo assim vale mais que mil palavras” e você tem uma fórmula para humanizar sua marca e gerar conexão emocional com seus clientes.

Ah, muito importante: Lembre-se de pedir autorização para usar as histórias nos seus canais de comunicação!

Dica: Você pode pedir fotos para seus cliente na entrega do presente deste Dia dos Pais também para postar no próprio domingo ou na semana que segue em troca de algum benefício futuro. Lembre-se que o intuito é gerar valor para seu cliente a longo prazo e ele com certeza vai se lembrar da homenagem.

2. Fuja das “promoções-clichê”

Eu sei que as vezes a gente prefere fazer as promoções de vendas habituais, repetindo ações passadas ou fazendo o que todos fazem.

É mais fácil, não é?

O problema disso que é com tanta concorrência por aí, acaba ficando tudo “meio igual” e você corre o risco de ser apenas mais uma opção para seu público comprar um presente.

E não é isso que você quer, estou certo?

Se você quer se diferenciar da concorrência e ser a opção número 1 de presente na mente do seu público, você tem que ser criativa na hora de criar suas promoções e ofertas para o Dia dos Pais.

Para criar sua mensagem de marketing, você pode explorar ideias como do tipo “um presente para cada tipo de pai“.

Quanto mais específico e próximo do perfil do seu cliente mais fácil dele se identificar e desejar aquilo.

Pense em conceitos do tipo “pais de primeira viagem” se seu público for mais jovem ou “pais maromba” se você vende Doces Fit, por exemplo.

Aqui conhecer a fundo o seu público principal é a chave para o sucesso.

3. É hora das Vendas Adicionais

Quer adicionar essa caixinha de brigadeiros ao pedido e já levar uma lembrança para o seu avô também? Avôs são como um segundo pai, e aposto que ele vai adorar!

Aproveitar que seu cliente já está disposto a comprar de você e adicionar um item extra é uma boa estratégia e tende a funcionar bem para aumentar o ticket médio de um cliente que compra com você.

Afinal, por que vender só um presente quando se pode vender dois?

Geralmente, a pessoa está presenteando o pai, mas nada impede dele presentear alguma outra figura paterna, ou até mesmo aproveitar para já comprar o presente para outro pai (pai da esposa), por exemplo.

Algumas maneiras de fazer venda adicional são:

  • Cross-sell: Oferecer um produto que agregue ou complemente o presente. Por exemplo, transformar uma caixa de doces pequena em grande adicionando alguns itens avulsos a mais.
  • Upsell: Oferecer desconto na compra do segundo presente.

4. Aposte no Gatilho Mental da Escassez/Urgência

Lá no início do artigo eu te disse que a maioria das pessoas deixa as coisas para a última hora.

Mas isso não é tão ruim quanto parece… Sabe por que?

Porque você pode usar isso a seu favor nessa semana!

Como?

Com os Gatilhos Mentais da Escassez e da Urgência!

Sabe a sensação de que você tem vai perder uma chance única? Essa sensação é ativada por esses gatilhos mentais (que nada mais é do que uma reação do nosso cérebro a algum estímulo).

Black Friday, uma liquidação da loja que você gosta, uma oportunidade única de negócios, uma proposta com prazo final… Todos esses são ativadores dos gatilhos.

Como você pode usar isso a seu favor?

Trabalhe com datas finais e quantidade limitada de estoque.

Todos sabemos que uma data especial tem dia para acabar, mas geralmente não nos damos conta conscientemente disso.

Então o seu trabalho é comunicar a escassez e a urgência para seu público.

Mas muito importante: Para o gatilho ter efeito nas pessoas, a escassez tem que ser REAL.

Quem faz isso muito bem é o Booking.com.

Se você já reservou um hotel com eles então conhece o senso de urgência que eles despertam em nós.

exemplos de gatilhos da escassez no site do booking

A dica aqui é pensar em maneiras de comunicar sua escassez e urgência.

Use palavras e frases que ativem esse gatilho, como: “Últimas unidades”, “Última chance”, “Só até hoje” e chame para a ação com “Agora”.

Você pode postar uma foto ou vídeo mostrando o seu produto e avisando que as encomendas são só até um dia determinado ou que você vai fazer um preço de lançamento para os 30 primeiros, por exemplo.

Conforme a data final chegar, você deve lembrar seu público que são as últimas horas para encomendar o presente dos pais deles.

4. Crie um Destaque de Stories para o Dia dos Pais no Instagram 

Quem é visto é lembrado.

Use a ferramenta de Destaque do Stories a seu favor nesse Dia dos Pais.

Crie um vídeo de você mostrando o seu produto, explique sobre ele, tente mostrar os benefícios e o valor que esse presente terá para o pai de quem está visualizando e salve esse Stories no Destaque.

Coloque uma capa bonita e condizente com a sua marca e um título chamativo (você pode usar o gatilho da escassez aqui).

Esse é um recurso antigo já, mas que a maioria dos usuários acaba organizando uma vez e esquece que pode explorar para datas comemorativas também.

5. Impulsione seus posts no Instagram e Facebook 

Com o alcance orgânico do Facebook e Instagram cada vez mais baixos, você tem que considerar investir um pouco de dinheiro se quiser ter resultados melhores.

Anunciar no Facebook (ou mesmo impulsionar uma publicação) pode ser muito poderoso.

Pra você ter uma ideia do quão poderoso, imagine poder enviar sua mensagem apenas para mulheres casadas, com pelo menos um filho que morem na sua região…

Garantir que as pessoas certas vão ver o seu anúncio no momento certo seria ótimo, não?

Certamente bem melhor do que postar o seu kit do dia dos pais e rezar para alguém ver!

Pois você ganha esse poder ao Anunciar no Facebook!

Você pode escolher o público clicando em “Editar” na aba “Público” da tela de Impulsionamento.

Ali dentro você pode escolher o sexo e a idade de quem vai ver seu anúncio, escolher Interesses, dados demográficos, número de filhos, estado civil e muitas outros informações!

Pense no anúncio como uma impressora onde você coloca R$10,00 de um lado e tem a possibilidade de sair R$100,00 do outro (desde que seu post seja bom o bastante para capturar a atenção do público e fazer ele se interessar pelo seu produto).

6.  Aproveite para fazer uma Ação de Engajamento

Durante a semana do Dia dos Pais (essa!), você pode fazer ações de engajamento, que divertem o público e ajudam a viralizar sua marca próxima da data.

Posts como “Marque aqui o pai que merece ganhar X” ou “Marque seu filho e não diga nada” funcionam bem e incentivam o público a interagir com a postagem.

Quando o público está mais leve, sem a pressão que as lojas fazem para eles comprarem a todo momento, ele fica muito mais simpático à sua marca e as chances de vender mais pra frente aumentam.

7. Use o E-mail como ferramenta de comunicação para Dias dos Pais 

Se você coleta dados do seu cliente, está na frente de muita confeiteira que não tem o hábito de criar um banco de cadastro.

Por que isso é importante?

Porque te dá a oportunidade de continuar a conversa com o seu cliente.

Se você não tem as informações de contato dele, como pretende entrar em contato depois que ele for embora?

A dica aqui é preparar uma sequência de envios antes do Dia dos Pais, onde nos primeiros e-mails você não vai vender nada, mas só agregar valor com conteúdo de qualidade.

Pode ser algumas dicas sobre presentes que seu cliente pode comprar para o pai, por exemplo.

Depois que você começou a conversa, é hora de ir mostrando as opções que você tem e ir gerando senso de urgência conforme a data chega.

E-mail funciona muito bem, mas você pode fazer isso com transmissões de WhatsApp também.

Você não tem os contatos do seu cliente?

Comece a anotar hoje mesmo!

Embrulhando as ideias

Datas comemorativas são sempre excelentes oportunidades para conquistar e fidelizar clientes.

Por isso é muito importante pensar em estratégias que não envolvam só a pessoa que vai comprar, mas também pessoas ligadas a ele, como filhos, esposa e irmãos…

Você deve criar gatilhos para fazer o público voltar a comprar de você depois, em datas normais.

Fazer sorteios ou criar um programa de fidelidade são exemplos de ações que ajudam o cliente a voltar.

Faça essas ações e veja suas vendas decolarem!

Daniel Souza

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